terça-feira, 28 de junho de 2011

A trajetória de Vivienne Westwood, a dama do punk


Já fazia algum tempo que eu queria trazer  a história desse grande ícone da moda para o blog e foi pesquisando sobre Vivienne Westwood que encontrei este texto maravilhoso na Marie Claire. De uma forma simples e com uma pitada irreverente a revista presta uma homenagem a estilista que não tem medo de ousar e apresenta traços fortes do movimento punk e da liberdade de expressão. 

Acompanhe na integra a matéria da revista:


O tom natural do cabelo é castanho e sua primeira profissão foi a de professora primária. Hoje, os fios deVivienne Westwood são inteiramente brancos, mas coloridos com a hena num tom vermelho-fogo inconfundível. Filha de operária e sapateiro, a estilista britânica, que completou 70 anos de idade em abril deste ano, lembra tanto Londres quanto os ônibus de dois andares ou o Palácio de Buckingham. Nascida numa cidadezinha próxima a Manchester, tem sua vida confundida com a história da moda britânica e as raízes do movimento punk.


Há 40 anos, desde que a lendária boutique "Let it Rock" abriu suas portas, no número 430 da Kings Road, em Londres, Vivienne fez do anarquismo um sucesso no mainstream. O mesmo endereço, dividido com o então marido Malcolm McLaren, manager do Sex Pistols, foi rebatizado anos depois de "Too Fast to Live, Too Young to Die". Mais tarde, ganhou apelo fetichista e o nome de Sex. Em seguida, a meca da geração punk-rock virou "Seditionaries". E, por fim, com o colapso do Sex Pistols em 1980, o espaço conquistou o quinto nome que tem e leva até hoje: "World’s End".



O que aparentemente seria o “final do mundo” foi apenas um recomeço. Ainda na década de 80, em parceria com McLaren, Vivienne apresentou uma das coleções mais fortes de sua carreira, batizada de "Piratas" e inspirada nos indígenas norte-americanos. Dali pra cá, colecionou feitos para moda: fez da lingerie roupa principal, deixou a plataforma ainda mais alta e colocou o erotismo na passarela, quando em 1994 seus modelos desfilaram com os bumbuns à mostra. Acrescentou ao apelido de primeira-dama do punk o título de honra concedido pela rainha da Inglaterra. Criou o perfume Boudoir, deu cara nova às sandálias Melissa e nunca mais parou de produzir novidades. A última delas, uma linha de alta joalheria feita em colaboração com a Palladium Alliance, com peças que misturam símbolos pagãos e metais raros.

Mesmo sendo uma das estilistas mais importantes do século - ganhou o prêmio como designer do ano da Grã-Bretanha em 1990 e 1991, além de ter sido nomeada membro de honra da Royal College of Art - Dame Westwood combate como uma rebelde o consumismo exagerado. Chegou a dizer em 2007: “Se você tem dinheiro para comprar roupas, compre-as de mim. Mas não compre muito.” Ainda assim mantém quatro linhas sob seu cunho criativo: a semi-couture Gold Label, a prêt-à-porter Red Label, a masculina Westwood Man e a diffusion Anglomania. Vivienne não segue regras, cria suas próprias. Busca inspiração e transita pelo submundo, mas as causas politicamente corretas estão sempre no foco, como os manifestos que escreve para alertar o mundo sobre as mudanças climáticas e a devastação da Amazônia. E hoje o preto, o vermelho e as peças destroyed, tão características de sua moda, dividem a cena com acessórios com mensagens como “respeite o planeta”.


Vivienne não gosta de arquitetura moderna e considera Matisse o último grande artista que se tem notícias. Avessa a televisão ou jornais, é mãe de dois filhos e avó. Joseph Corré, o segundo dos seus filhos, fundou a famosa marca de lingerie Agent Provocateur, morou por 30 anos em um conjunto habitacional e só depois do seu último casamento, com o estilista Andreas Kronthaler, mudou-se para uma enorme casa.


Com a propriedade de quem viveu o movimento punk, Vivienne segue contestadora. Acha a geração atual conformista e diz que ela não sabe tirar proveito das duas principais funções da moda: diversão e expressão. Sempre polêmica, durante a última edição da London Fashion Week, disparou que só desenharia o vestido de noiva da futura rainha da Inglaterra, Kate Middleton, se ela tivesse mais estilo. Qualidade que, para Vivienne Westwood, parece não faltar em nada.


Fotos: Reprodução


Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. Oi, querida amiga tudo bem??
    Fico muito feliz que tenha gostado, obrigada por ter visto. Se puder repassa para seus amigos, me ajuda a divulgar, vou ficar muito agradecida.
    Sempre que possível estarei aqui dando uma espiadinha no seu blog, eu adoro a Sarah Jessica Park, lindo vestido.
    Semana que vêm, postarei um vídeo novo.
    Boa semana,
    fica com Deus,
    beijos
    www.meninalimaoem.blogspost.com
    @limaomenina

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, já estou seguindo. Bjs

    http://mutacaonovageracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. AI EU ADORO ELA, amei o post *-*
    bjss.
    www.girlstylish.com

    ResponderExcluir
  4. Amo o trabalho de Vivienne, belo post *-*

    http://atelierdangerprince.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. A Vivi é um losho total!
    Se puder passa lá e #mesegue?
    Já estou te seguindo, grande bjs
    http://www.manualfeminino.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie flor, amei o post, ótimo conhecer mais sobre a trajetória dela ;)

    bjiimm e ótima quarta

    http://muslimahfashionn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Post lindo! :}
    Eu amo a Vivienne e se estilo. As roupas e os sapatos são demais, acho que ela é uma das minhas estilistas favoritas por gostar de punk rock, hehehe, essa é total a inspiração dela, essa coisa meio rebeldes, rocker...amo amo!

    Beijos!
    :*

    ResponderExcluir
  8. Que matéria super completaaa...amei conhecer a história de Vivienne Westwood, ela é demais!

    Amei!

    Beijos, minha flor =D

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o post!
    A Vivienne é um ARRASO ;)

    parabéns pelo post ..

    http://admiravelmundonosso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Obrigada flor pela visita volte mais vezes Adorei o seu post. beijos isa

    http://instyllee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, parabéns pelo post! Ficou ótimo, adorei! E a Vivienne é muito estilosa!
    Beijos
    www.75dias75looks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Vivienne ahhasa na criação, um olhar além... Inovador para o hoje.

    Retribuindo a visita. Seguindo ai...
    Espero você lá no meu tbm:
    http://combarbaraneves.blogspot.com

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. mulher louquinha, mas amo as coisas dela hahah

    http://akkafashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Confesso que com a primeira foto, com a Vivienne de fundo eu lembrei do "Chucky - O Brinquedo Assassino". Brincadeiras bobas de lado, adorei saber um pouco mais sobre ela....adoro algumas das suas criaçoes, algumas eu até usaria (como esse vestido florido maravilhoso que a minha musa SJP tá usando!!)...rs
    Beijooos, flor!

    ResponderExcluir
  15. AMO as roupas da Vivienne.... e adorei seu blog
    http://meninos-cor-de-rosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. AMEEEEEEEI
    AMEEEI
    AMEIIIIIIIII
    AMEEEEEEEEEEEEEII

    seu blog


    beeeijos

    ResponderExcluir
  17. A-M-E-I esse vetido da Sarah Jessica Parker. É simplesmente LINDO! Quero um igual....

    http://vivaiona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. oi... achei seu blog numa comu do orkut da qual sou moderador num topico de seguiopres... vim aqui te seguir... mas seu blog tah muito pesado... tem muito gadgetes e o de seguidores nao carregou... volto aqui mais tarde pra te sewguir ??

    abraços

    www.ouvindoparalamas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. uau... ela é ótima!!!!!!!!!!!1 to te seguindoo

    me segue?

    www.jaylsonbatysta.blogspot.com
    www.simplesmentejaja.blogspot.com

    bjs

    ResponderExcluir
  20. é uma das estilistas mais importantes de nosso tempo , tenho um livro sobre ela que amei desde a primeira vez que ví , tanto que comprei no mesmo dia . Continua arrasando com seu blog .

    http://fleonandthecity.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Caramba, muito legal seu blog!!!
    E interessante o estilo ligado ao punk nas passarelas!

    Estou seguindo..se puder m segue também ^^

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...