sábado, 11 de junho de 2011

Alfaiataria está na moda



A alfaiataria é uma técnica para confecção de peças de roupa estruturadas, geralmente sob medida. É conhecida pela perfeição da modelagem e do corte e pelo caimento impecável. A arte da alfaiataria se disseminou lentamente pela Europa entre os séculos XII e XIV e durante os séculos seguintes, os alfaiates praticamente dominavam a moda. Essa técnica resiste até os tempos atuais; as roupas de alfaiataria fazem parte das grandes tendências da estação. 



A alfaiataria apareceu com uma certa freqüência em diversos desfiles de prêt-à-porter, tanto na moda masculina quanto na moda feminina. Para as mulheres, a alfaiataria vem com certo ar andrógino, incorporando a moda masculina e adaptando-se para as formas do corpo da mulher. É o caso dos blazers, paletós e jaquetas. Eles chegam com shapes mais ajustados ao corpo, mais curtos com tecidos mais leves. Muitos surgem com ombros estruturados e alguns modelos recebem estampas e diferentes cores. Usados de uma maneira mais clássica, com calças também de alfaiataria e camisas, ou mesmo mais despojada, sobrepostos a vestidos ou combinados com um jeans, esse tipo de peça é um curinga. Os coletes de alfaiataria são peças-chave da estação. Chegam ao verão em formatos mais curtos, combinados com jeans e camisetas ou até mesmo com vestidos, deixando a silhueta mais fina e dando um toque moderno ao look. As calças aparecem em diferentes formas, das mais ajustadas às mais fluidas, com cinturas em todos os níveis.



A alfaiataria masculina  também varia entre elegância e o despojamento; é possível encontrar denominação, cores sóbrias, como cinzas, marrons, beges e pretos, com combinações clássicas, ternos completos dando aquele toque de sofisticação. Há também um meio termo, uma elegância mais descontraída, com peças de alfaiataria listradas ou xadrezes, porém ainda em tons discretos. Surgem, então, as combinações mais despojadas: blazeres com shorts curtos, bermudas, camiseta e jeans, calçados mais casuais, sem gravata. As calças vêm com um formato mais seco e também é possível observar os coletes sobrepostos a peças informais. Cores inusitadas e estampas deixam a alfaiataria masculina mais ousada e moderna. A coleção da Gucci teve influência da música, tendo como referência um movimento musical jovem, o qual chamou de “fluokids”. O visual da coleção, inspirado no visual do duo MGMT, tinha alfaiataria em cores como azul claro e ametista, misturados a camisetas de algodão e gravatas estampadas com desenhos gráficos e florais, bem como os sapatos, muitos deles, brancos e casuais.



As peças de alfaiataria são um clássico da moda e nunca ficam de fora. O que muda a cada temporada é a maneira como é utilizada e combinada e, claro, suas formas e cores, que acabam se adaptando ao seu modo às tendências das estações. A alfaiataria está muito presente no prêt-à-porter, conferindo aos looks certo estilo e, algumas vezes, um toque de elegância.


Foto: Reprodução
Fonte: Portais da Moda

Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Oie Letícia, eu acho alfaiataria um luxo, tao chique e elegante ;)

    bjiimm e ótimo final de semana

    http://muslimahfashionn.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adooro alfaiataria, acho super elegante *-*
    http://girlstylish.blogspot.com/

    bjjs

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem?
    Adorei seu blog, parabéns!!!
    Estou te seguindo, espero que me siga também.
    Gostaria de te convidar a conhecer meu blog e minha personagem cômica,
    conhecer meus vídeos, são vários, esse é um o mais recente.
    Fica com Deus e bom final de semana.Divirta-se!!! bjs

    www.meninalimaoem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie
    também gostei muito do teu blog
    seguindo
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oiie
    amo a alfaiataria ,acho lindo!
    amei seu blog ,e Tô seguindo !
    se puder ,dá uma olhada, e se gostar segue o meu tbm ? bjs
    http://feelingsinmywonderland.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Letícia

    Estou aqui para te dar os parabéns pelo seu blog. Gostei bastante e estou lhe seguindo de volta sim com muito prazer.
    Estou querendo fazer um post sobre moda tbm, só que para gestantes, se tiver sugestões serão super bem vindas!
    bjs

    http://mamaeseudiario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Vim retribuir a sua visita, sempre que possível estarei aqui dando uma espiadinha no seu blog.
    Vc viu meus vídeos? Se não, depois dá uma olhada quando vc puder e me fala o que vc achou, tem vários,
    sua opinião é importante pra mim.
    Essa semana postarei um novo.
    Boa semana,
    fica com Deus,
    beijos
    www.meninalimaoem.blogspost.com
    @limaomenina

    ResponderExcluir
  8. Acho muito bonito e tals , mas pra mim não dá sou tamanho gg ai já viu né ... não orna!


    Beijos...

    Elaine
    http://useihoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Alem de estar na moda, é lindo e luxo!
    Adoroooooo!!! Confortáveis e chiques!

    http://achadosdathais.blogspot.com
    @achadosdathais

    ResponderExcluir
  10. Bonjour, Leticia!
    Adoreeeeeeeeei o seu blog.... adorei o post sobre alfaiataria... estou morrendo de vontande em me aventurar por essa praia! (Dani)
    Convidamos você e também todos os seus seguidores a conhecer o Blog Mon amie m’a dit.... Siga a gente! Já estamos te seguindo.... Deixem seus comentários!!!!!!
    Post: O sutiã perfeito!
    Bisous
    Dani e Bia

    http://monamiemadit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adooro alfaiataria, tanto em looks masculinos, quanto femininos.
    Fica tão elegante, néam?
    beijinhos
    http://chilliinfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Uii que chique esse post. Sempre que ouço esse termo "alfaiataria" eu associava com uma coisa totalmente diferente..adorei saber a definiçao exata aqui....rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Gostoo mt de alfaiataria mt bonito pratica e sempre na moda neh!? Eee agora os looks femininos andam ficando ainda mais bonitosss =] ... Brigadinha por me visita e me segir ctz estou seguindo akii adoreiii!!

    Bjãooo

    www.modaxmake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro peças de alfaiataria, tanto para homens, quanto para mulheres. Bom mesmo é quando a gente mistura peças de alfaiataria com peças mais despojadas.
    Beijo Flor

    http://prontousei.com (;
    Sobre Moda e Comportamento

    ResponderExcluir
  15. Mais uma escolha acertada nesse post . Gosto muito das roupas ousadas , modernas , mas a alfaiataria deixa o visual mais chique , cleam . Em certas ocasiões é uma opção mais do que acertada .
    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. MASSA!TÔ seguindo!me segue lá também!

    zoeirasanimada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro roupas de alfaiataria, principalmente os blazers...estou louca por um boyfriend blazer, mas tá difícil, hehehe...vou ver se mando uma costureira fazer! :}

    Beijos!
    :*

    ResponderExcluir
  18. Tá sim e eu adooro! acho chic! =)

    seguindo aqui tb querida! volte sempre no EL! ;)

    beijosss

    http://www.espaco-lulu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi flor td bem? Eu gosto muito de alfaiataria, minha vó é costureira e sempre me arruma uns looks que só ela entende rsrsrs
    Muito obrigada pelo carinho em meu blog, ja estou te seguindo, volte sempre que puder! Bjão
    nutricionistafashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. TEM POST NOVO LÁ NO BLOG! TE ESPERO LÁ
    BJS!

    http://fashionmaniacbrazil.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...