sábado, 7 de maio de 2011

Peças antigas podem criar um visual único e criativo



Não é de hoje que o vintage está na moda. Ele surgiu entre as décadas de 60 e 70, e hoje simplesmente se transformou em um boom. Tecnicamente, o que é uma novidade entre os brasileiros, mas já é um hábito comum de várias pessoas ao redor do mundo. O interessante do vintage é que ele agrega uma identidade única ao visual de quem opta por este estilo.



Os apaixonados por moda, incluindo aí muitas celebridades, já adotam o vintage há algum tempo. Não é raro ver nos tapetes vermelhos da vida famosos usando jóias ou peças antigas de grandes estilistas. Os brechós são a melhor ferramenta para quem quer aderir ao estilo. Mas é preciso ter paciência para garimpar peças que podem ser preciosas para dar uma diferenciada no visual.

 

O primeiro passo é escolher uma época com a qual se identifique. O estilo vintage recupera estilos ou peças dos anos 20, 30, 40, 50, 60 e, ultimamente, os anos 70 e 80 têm sido incluídos nessa contagem. 

 

Dos anos 20, por exemplo, vêm os vestidos com a cintura bem rebaixada com comprimento pelos joelhos, as pérolas à la Chanel e tudo o que remete à estilista, entre outros elementos. Dos anos 40 pode-se tirar os decotes avantajados e a sensualidade e o glamour das grandes musas de Hollywood. Dos anos 50, as cinturas bem marcadas, calças cigarrette e saias godê. Já da década de 60, os vestidos justinhos e curtos e a silhueta A são elementos bem marcantes. Da década de 70, saias longas, estampas florais e tudo que remeta ao estilo hippie ou étnico. Os anos 80 trazem uma variedade de estilos, que vão do new wave e seus tons de neon, ao punk e outras vertentes do rock. Não é difícil descobrir que tipo de elemento pode-se buscar; nada que um pouco de pesquisa não resolva. 



As roupas clássicas de determinadas épocas, muitas vezes não se encaixam em qualquer ocasião. Com muito cuidado pode-se usar um vestido vintage em uma festa elegante, por exemplo. Muitas desses artigos clássicos são mais adequados para compor looks mais casuais, que podem ser utilizados no dia-a-dia. O importante é saber adequar a peça vintage ao resto do conjunto.



Uma dica para quem quer seguir o estilo vintage, mas ainda não tem muita prática para compor as próprias produções, é escolher um look contemporâneo e mesclar com uma peça ou acessório do estilo vintage. Isso é capaz de deixar o visual bem atual e cheio de personalidade. 



Para quem está começando, os acessórios são a melhor opção. Como costumam chamar a atenção, o ideal é que se opte por roupas mais básicas, transformando a peças vintage no foco da produção. Que tal combinar um vestido pretinho básico com um cinto, uma bolsa de mão, colares ou um sapato irreverente?



As peças de alfaiataria também são muito concorridas nos brechós. Por serem antigas, têm corte e acabamentos perfeitos. Coletes, saias, calças de cintura alta, entre outras, podem ser as peças-chave de um look.



A ideia do vintage é trazer para o presente, detalhes marcantes de uma determinada época do passado. É necessário ter cuidado para não se transportar totalmente para uma década, correndo o risco de criar um visual rebuscado demais. O que deixa o vintage interessante é justamente o fato de misturar o que é atual com o antigo, mesclar diferentes décadas, desenvolvendo um estilo que transmita a identidade e a personalidade de quem veste.



Na moda, o que vale é ousar dentro das possibilidades, respeitando aquilo que lhe cai bem. Revisitar épocas e estilos podem ser uma ótima opção para quem quer um visual diferente e criativo.



Foto: Reprodução
Fonte: Portais da Moda

Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. oi flor! adorei o blog... lindos os 3 últimos vestido desse post... queria p mim!!!!!!
    te seguindo
    bjus
    www.blogdatruzzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro o estilo retrô/vintage, pois ele da uma ar tão romântico e bonito...

    Pode ser clássico e ao mesmo tempo sexy, dependendo da roupa...

    Combinar peças novas com mais antigas podem garantir um sucesso...desde que fique adequado...

    Muito obrigada pelo comentário a cima...

    Adorei seu blog e o estilo dele.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Flor adorei seu blog e ja estou seguindo espero que siga de volta
    http://thyallennn.blogspot.com/

    bjoo

    ResponderExcluir
  4. adoro essa versatilidade que as peças retrô tem!
    sempre dá pra compor looks incriveis alem de ser atemporal , e claro nunca saem de moda ne??

    coisasdemoretti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie flor muito bom
    obrigado pelo comentário no blog
    seu blog também é muito interessante
    o design simples,com um ar de mistério envolvente
    parabêns
    seguindo fofa
    *_*

    ResponderExcluir
  6. Eu acho o estilo retro lindo <3
    Essas roupas antigas com um ar romântico são maravilhosas, eu só não me identifico muito com os anos 70, mas dos outros eu amo e estou começando a aderir.
    Acho que era isso que esperava para mim.
    Lindo Blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Amo ter detalhes vintage na produção.
    Apenas detalhes, pois não acredito ter atitude suficiente p/encarar um 100% vintage rs...
    Beijocas
    Josi
    http://femininaevaidosa.blogspot.com
    @unhappy_j

    ResponderExcluir
  8. Amoooooooo Vintage, Boho, Pin Up e afins.

    Acho q nasci no século errado. ¬¬"

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito desses estilo, mas você não postou nada para os homens.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei os posts.
    Estou te seguindo.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. A eu não sei porque , mas não acho legal essas roupas (to por fora da moda rs).
    seguindo aqui

    ResponderExcluir
  12. Olá! No momento estou apenas te seguindo, mas prometo voltar e comentar em breve suas postagens!Agradeceria se seguisse o meu blog, assim criamos um vínculo que facilite a divulgação de ambos os blogs! passa lá?
    http://medicinepractises.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. kra, seu blog está mto bom
    layout bem bolado
    bem bacana msm
    ah! seus posts tmbm são da hora
    sem distinção
    parabéns pelo conjunto
    OBS- a primeira loira lá de cima é td de bom kkk
    <>
    visite-nos e comente tmbm
    gostando siga e avise que retribuiremos
    se seguir deixe o aviso no comentário
    deixando o seu link para retribuirmos
    <>
    grato
    <>
    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ameeeeei esse post! ;)
    Eu amo moda vintage e retrô e sou apaixonada pelos vestidos de cintura marcada e as estampas.
    Acho que as mulheres ficam bem mais femininas ao apostar nesse estilo.

    =***
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  15. O vintage é de muita delicadeza!
    Eu gosto!
    E gostei daqui e estou seguindo!
    Beijo!
    http://tengavolantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Lindo blog!

    Gosto do estilo e amo a Lily Allen!

    Estou te seguindo e retribuindo a visitinha no meu blog!

    bjos

    ResponderExcluir
  17. Eu sou fã de roupas antiginhas, todo o estilo, aliás!
    Gostei muito do post, deu pra ver que vc tem muito bom gosto :)

    Beijos, estou seguindo!
    http://viesfeminino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Eu aaaamo o estilo vintage, acho super romântico e ao mesmo tempo descolado! Aiii eu adorei o sapato vermelho com a cerejinha :D
    Beijos!

    Samara
    blogdatardee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oieee!! obrigada pelo comentário no meu blog!!!
    To adorando seu blog!! muito bom!!!
    já to seguindo tambem!!
    beijosss!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...