terça-feira, 3 de maio de 2011

Estilista Alexander McQueen é homenageado com retrospectiva no Met


Sarah Jessica Parker de Alexander McQueen



Gótico, exótico, nacionalista ou primitivo, mas um eterno romântico: uma imponente retrospectiva dedicada a Alexander McQueen, cuja maison criou o vestido de noiva da Princesa Catherine, da Inglaterra, será inaugurada nesta terça-feira no Metropolitan Museum (Met), em Nova York.

A exposição acontece de 3 de maio a 31 de julho, após um baile de gala de caridade organizado pelo Instituto de Indumentária do museu, com a presença de celebridades como a atriz Salma Hayek, a estilista Stella McCartney e a amada-odiada editora da Vogue América, Anna Wintour, entre outras.

"Com sua fascinação pelo macabro, o grotesco e o sublime, Alexander McQueen era nada menos que um grande artista, e está no lugar certo no museu", declarou em entrevista Andrew Bolton, curador da exposição, chamada "Beleza Selvagem".





"Com a atenção que dedicava aos detalhes e sua paixão, foi um verdadeiro gênio", disse Sarah Burton, diretora artística da maison "Alexander McQueen", que perpetua sua marca e acaba de confeccionar o vestido de noiva de Catherine, Duquesa de Cambridge, esposa do Príncipe William.


Kate Middleton usou  Alexander McQueen



McQueen, que morreu em 11 de fevereiro de 2010, aos 40 anos, 19 dedicados a uma carreira fenomenal, era adepto de desfiles extravagantes e os organizadores da mostra quiseram reforçar esse aspecto.

Frases desse homem talentoso e complexo decoram as paredes das várias salas onde estão expostos cerca de cem modelos e outros tantos acessórios, com uma decoração escura coberta de espelhos e forro cinza.
A música ambiente lembra o vento soprando em um bosque, entremeado por suspiros eróticos de um casal. Um ventilador levanta uma saia de seda, os manequins estão cobertos por máscaras, plumas ou capacetes de esgrima.



"Tem que se conhecer as regras para transgredi-las, e para isso estou aqui, para romper com as regras dentro do respeito e da tradição", está escrito atrás de uma jaqueta de feltro decorada.

As calças são de cintura muito baixa, outra marca do estilista, e vêm acompanhadas por uma legenda: "com estas calças que cobrem apenas as nádegas quero prolongar os corpos e não apenas mostrá-los".
McQueen sentia atração pelo macabro, como mostra um paletó escrito "Jack o estripador espreita suas vítimas", apresentado em 1992 no famoso colégio St. Martins, de Londres. "A morte faz parte da vida. É triste, melancólica e romântica também. Tudo tem um fim", escreve o estilista.



Os acessórios exibidos também destacam o enfoque macabro do estilista. "Eu gosto dos acessórios principalmente por seu aspecto sadomasoquista", aparece escrito em uma das paredes.




Chapéus delirantes, feitos em sua maioria pelo design irlandês Philip Treacy, recorrem até a "espinhas de porco-espinho forradas com couro preto e prateado".


Alexander McQueen utilizada todo tipo de materiais para criar seu universo próprio e muitas vezes fantástico, incluindo caracóis ou crocodilos embalsamados.



O romantismo é um dos temas dominantes, "a la Byron", destaca Andrew Bolton. Atrás da sala "Um espírito selvagem", que percorre as subversões do criador através da ruptura de estruturas, o visitante pode ver as salas "Romântico gótico", "Romântico nacionalista", "Romântico exótico" e "Romântico primitivo". Da subversão, passando pelo sadomasoquismo e erotismo, até o romantismo das tons pálidos e vestidos vaporosos, Alexander McQueen sempre será lembrado como um dos melhores estilistas de todos os tempos.


Foto: Reprodução
Fonte: Paola Messana (AFP)

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. adoro as criações de McQueen, principalmente as que Sarah Jessica Parker vesti...

    Desde da série Sexy and The City, na qual era fiel espectadora, me apaixonei pelos diversos modelos, do grande estilista...

    ResponderExcluir
  2. Hey gostei do seu blog, boa informação para quem gosta de ficar por dentro das novidades e se vestir bem

    Parabéns

    http://andreduarthe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Meu estilista preferido, não tem o que falar dele.
    Meu sonho ter todas as suas peças..
    adorei o post, parabêns..
    Estou te seguindo.
    http://keepfashion.blogspot.com/

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Alexander McQueen foi uma grande perda. Ele era um gênio da moda. bjss

    http://fashionmood-blog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. na minha opinião um dos melhores , senão o melhor adoro criadores assim , cheios de ousadia . Seu blog como sempre dando um banho de informação , tô sempre de olho nele

    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante o seu blog. Parabéns pelo excelente trabalho. Obrigado por visitar o blog "Literatura & Linguagens".Quando puder, apareça novamente. Desejo-lhe sucesso e prosperidade!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom seu blog adorei..ja estou te seguindo ta ok bjus

    ResponderExcluir
  8. Oun, que linda, adorei seu recadinho! :)
    Muito obrigada, e desejo o mesmo pra você!
    Sucesso e crescimento para nós!

    E fica de olho lá no blog, em breve mais novidade relacionadas ao ensaio.

    :**

    ResponderExcluir
  9. Mais que salto maravilhosoo!!
    Lindo d mais!

    Parabens pelo blog!
    Adorei!!
    http://mundodiigarota.blogspot.com/
    segue|comenta|visite!
    =*

    ResponderExcluir
  10. aquela roupa da Kate é linda, mais que linda e perfeita *---*

    http://enfiimnos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom seu blog :] estamos seguindo e seja bem vinda ao nosso In Two, One! Espero que goste nos retribua com sua presença!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo blog, to seguindo.

    Quando puder visita o meu e segue também:

    www.interessediario.blogspot.com

    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  14. Parabêns pelo blog...http://barrellasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. McQueen arrasa demais, foi uma grande perda!
    Nossa, aquele vestido da Kate tá maravilhoso...

    Muito legal seu blog, ja estou seguindo.

    Obrigada pela visita e pelo comentário, volte sempre :DDD

    http://4beautywoman.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Lê.
    Estou com sorteio de joias exclusivas com pedras naturais, criadas por mim lá no Blog e faço questão da sua participação. Será uma honra recebê-la.

    Amei seu Blog e já estou seguindo. Bjos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...