segunda-feira, 30 de maio de 2011

Camisas xadrez trazem o grunge de volta à moda





Clássico do guarda-roupa masculino, a camisa xadrez é um item que nunca sai de moda. Nesta temporada, a peça -- que marcou o estilo grunge e que funciona como casaco leve nos dias de temperatura amena -- surge em versões atualizadas, marcando o início de um revival da década de 90.

Histórico

Surgido em Seattle, o movimento grunge – que tem como expoentes Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden e Stone Temple Pilots – foi, além de um movimento musical, a fonte de um estilo de vestir que se propagou entre os jovens dos anos 90: cabelos desgrenhados, moletons soltos, tricôs desmazelados, calças jeans puídas, tênis All Star velhos e as camisas xadrez de flanela usadas sobre camisetas velhas.

E foram esses jovens de Seattle os responsáveis por propagar ao mundo fashion as então conhecidas “camisas de lenhador”, populares nas regiões mais frias dos Estados Unidos e Canadá, feitas de flanela, um tecido macio e felpudo resultado da mistura de algodão com lã, que era usada desde o século XVI nos tartans dos clãs da Escócia e País de Gales.



O primeiro estilista a detectar a tendência foi Marc Jacobs que, em 1992, criou uma coleção para a Perry Ellis baseada no movimento musical de Seattle. A coleção, no entanto, não foi bem recebida pela marca, que não queria associar sua imagem clássica aos jovens desarrumados que emanavam uma atitude antimoda e acabou demitindo Jacobs.

"Nu Grunge"

Quase 20 anos depois, o espírito grunge ressurge entitulado de “Nu Grunge” (algo como Novo Grunge) e a camisa de flanela ganha uma versão atual, com a modelagem não tão ampla, e algumas ganham acessórios como capuz. As tramas aparecem com contrastes de tons, principalmente os azuis, verdes, vermelhos, além dos cinzas e pretos.



O bacana do estilo grunge é possibilitar a sobreposição de camadas de diferentes peças. No outono, quando os dias começam mais frios, ou mesmo no inverno ameno do Brasil, é possível usar a camisa de flanela como um casaco sobre camisetas de mangas compridas e curtas. Quando a temperatura subir é só tirar a camisa de flanela e amarrar na cintura.



Se o frio apertar e você quiser continuar na onda grunge, é possível colocar por cima de tudo um tricô de silhueta mais larga ou um cardigã mais solto, opções que funcionam muito bem para fazer um tipo Kurt Colbain contemporâneo.



Para que não curte flanela, existem ainda as versões de camisas de algodão com o xadrez estilo grunge, ótimas para dias não tão frios.

Foto: Reprodução
Fonte: Uol Estilo

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Ai amo xadrez!!! Que looks lindos para inspirar!
    beijos

    http://espacop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu amo camisa xadrez! ♥ Adoro rock então acho que combina muito com meu estilo. Tô querendo mais algumas, hehehe, tenho só duas! Adoro esse estilo mais largadinho, claro, sem ser totalmente largado, hahaha, tem que saber balancear com uma boa maquiagem, um acessório...fica lindo.

    :**
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  3. sou apaixonada por camisas xadrez *-*
    é facil montar um look bonito com elas :)
    http://girlstylish.blogspot.com/

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Amo xadrez desde Nirvana!
    Beijinhos e boa semana!
    Nai

    ResponderExcluir
  5. está ai algo que não da para abrir mão no guarda roupa! paixão de criança que cresceu e não sabe viver sem ter xadrez no armário!! lindas, confortaveis e versáteis!!!

    bjim

    ResponderExcluir
  6. Eu acho xadrez tao lindo ;) amei os looks!!

    bjiimm

    http://muslimahfashionn.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Aiii!!
    Eu acho peça Xadrez tããão legal! *-*
    Só que tme que saber combinar, né? Se nõ fica caipira ;x rsrs...
    Adorei os looks que você escolhe pro post!!! *-*

    Beijos,
    Renatinha Araújo.
    www.glamourfeminino.blogspot.com
    Twitter: @Blog_GF

    ResponderExcluir
  8. Meninaa....eu amo camisa xadrez por causa do Nirvana!!!!! Eu era criança e o Kurt morreu, aí eu peguei uma camisa xadrez do meu irmao e comecei a usar...era meu xodó! Só usava em casa pq ficava enorme em mim!
    Hoje em dia tenho algumas camisas, mas sempre compro um número acima do meu, pra ficarem grandes...rs
    Beijos
    www.theangelica.com

    ResponderExcluir
  9. praticamente impossível de não perceber que camisa xadrez é o hit da moda no momento , tanto no Rio quanto em Porto Alegre vejo muito , transformando em um item indispensável .

    ResponderExcluir
  10. Amo xadrez, sempre amei... até quando era consederado cafona!!! Mas não concordo com a comparação ao grunge.... que de semelhante só tem o xadrez, mesmo. Antigamente o grunge tinha aquela carinha de "peguei no armário do meu irmão" largado, sujo e velho; hoje a moda está totalmente repaginada, limpinha (principalmente), chique, moderna... feminina. É como eu digo pra minha mãe sempre: a moda antigamente era tão cruel!
    Bjus!!!!

    ResponderExcluir
  11. Adoro o xadrez, acho que dá um ar meio boyfriend ao look. ;)

    ResponderExcluir
  12. Acho as roupas em xadrez super fashion! O look fica mais descontraído e lindo!
    Retribuindo a visitinha lá no blog!
    Adorei seu blog tb e já estou seguindo!

    Bjooo

    Nath de Freitas
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Letícia!
    Adorei sua visita e conhecer seu blog tmb!Muitas coisas boas por aki...Esta produção da Olsen está um arraso!
    Estava de XADREZ ontem,olha só que coincidência BOA!!!
    Já estou seguindo,se gostar segue de volta!?
    Beijão

    ondeacinderelaperdeuoscarpin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. oláá, interessante a matéria. estou seguindo! se quiser conferir meu blog: http://novadiaria.blogspot.com/ Depois segue lá ;D

    ResponderExcluir
  15. Eu amo Xadrez. fica super chic!

    http://fashionmaniacbrazil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Amei seu blog...muito bom.Tôseguindo tb!Amo xadrez...sendo moda,ou não!hehehhe
    bjo
    http://blogdamirellasousa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Adoro Xadrez!!
    Fiz até uma postagem no meu blog sobre a moda :)
    Lindo demais!
    Beijos,
    Feh

    http://clouds-of-cotton.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...