quarta-feira, 20 de abril de 2011

Comitê de propaganda do Reino Unido lança novas regras para campanhas de beleza




AP (Comitê de Prática de Propaganda) do Reino Unido, lançou na última semana uma nota de orientação para todo o setor de cosméticos, ajudando os publicitários a criarem suas campanhas de beleza sem confundir ou enganar os consumidores. 

Não haverá lei imposta, mas a recomendação é que as empresas de publicidade sigam estas orientações e revejam o uso da pré e pós produção nas fotos de propaganda.  

A ASA (Autoridade de Padrões de Publicidade) anunciou que em 2010 que o setor de beleza foi o terceiro com maior número de reclamações por propaganda enganosa. As maiores críticas são sobre o uso de cílios postiços em campanhas de rímel, aplique de cabelo, nas de produtos capilares e retoques de pele feitos no computador. Os consumidores alegam que o uso destes “truques” de beleza não condizem com o efeito real que o produto oferece.

No dia 15 de junho, haverá uma palestra na Inglaterra, destinada exclusivamente aos publicitários deste setor, explicando como a ASA funciona, como entender as regras de propaganda e quais são os novos códigos estabelecidos.

As orientações publicadas pela CAP dão exemplos de técnicas que podem, dependendo do uso, enganar o consumidor, como:

- Imagens com “antes e depois” onde no “depois” foram usados truques de pré-produção
- O uso de cílios postiços que são mais longos e volumosos que os cílios naturais das modelos
- Retoques, como por exemplo, removendo ou reduzindo rugas e linhas de expressão para uma propaganda de creme anti-rugas, ou aumentando o volume dos cílios em campanhas de rímel
- O uso excessivo de apliques de cabelo acrescentando volume em propaganda de produtos para cuidado capilar

O que pode ser usado sem confundir o consumidor:
- O uso de maquiagem no geral
- O uso de cílios postiços para propagandas que não sejam de rímel
- O uso de aplique de cabelo em campanhas que não tenham envolvimento com produtos de cabelo
- Correção no Photoshop de problemas pequenos com a fotografia e a iluminação
- Remover manchas de pele, caso não interfira na impressão passada pela efetividade do produto

Com isso, a ASA pretende reduzir o número de reclamações e processos judiciais por propaganda enganosa contra as empresas de cosméticos. “Um dos nossos principais objetivos é orientar publicitários do uso correto dessas ferramentas de pré e pós-produção, ajudando-os a executar suas propagandas da maneira correta”, diz o secretário da CAP Shahriar Coupal, em comunicado oficial. 

Foto: Reprodução
Fonte: Uol Estilo

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5 comentários:

  1. Nossa.. eu nem imagino como seriam as propagandas sem esse truques.. rs!
    Mas as reclamações sobre os cilios postiços nas propagandas de rímel é sacanagem mesmo...
    Adorei as informações do seu blog,
    já estou te seguindo!

    bjos!
    http://morenapontocommakeup.blogspot.com/

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  2. hahahaha...eu adorei este post quando vi...
    tem muitas propagandas enganosas, mas esta do cílios é d+++...
    acho que várias enganam seus consumidores, o que é muito chato, pois a decepção é toda nossa, mas é preciso ter um bom senso em relação as propagandas...
    claro que um glamour sempre vai chamar a atenção e é isso que nos deixa atraídas pelos produtos...
    já estou te seguindo flor!!
    obrigada por acompanhar as dicas e seguir o blog.
    bjos.

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  3. Nossa, eu adorei isso! E não deviam ser só recomendações, deviam ser regra, sabe? acho um absurdo porque aí nós não sabemos até onde é o rímel e até onde são cílios postiços. Adorei, já estou seguindo.

    sejoganoblush.blogspot.com

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  4. Adorei esse post!!! Aqui na Espanha houve uma polêmica há uns dois anos, pq a L'oréal anunciava uma máscara de cílios que prometia uns cílios alongados e na propaganda a Penelope Cruz aparecia com cílios postiços. Muitas marcas fazem isso, procura o anúncio de um creme rejuvenecedor da Lâncome, que a Kate Winslet anuncia, nem parece a Kate, o rosto super photoshopado! Artificial demais!
    Adorei o blog, e já estou seguindo!
    beijos
    www.theangelica.com

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  5. Para uma boa propaganda é preciso um glamour, mas tem umas que exageram; um photoshop é bom, mas precisa ser dosado, pois então não saberes o verdadeiro resultado do produto apresentado!

    Muito obrigada pelos comentários. Fico feliz de terem pessoas seguindo o blog, que gostem do assunto e que fazem a diferença com suas participações aqui no Moda e Excelência.

    Grande beijo a todas e uma Feliz Páscoa!!

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